Empresas terceirizadas de limpeza são mais ecológicas?

Empresas terceirizadas de limpeza são mais ecológicas? Acesse e entenda!

Empresas terceirizadas de limpeza são mais ecológicas?

Uma das grandes preocupações atualmente está relacionada ao meio ambiente. Mais do que nunca as pessoas estão buscando soluções sustentáveis para manter o planeta limpo e habitável, procurando realizar alternativas simples como separar lixo orgânico de reciclável.

Os serviços de limpeza têm muito o que contribuir quando o assunto é sustentabilidade, uma vez que conhecer os melhores métodos de separação de resíduos e de composição dos produtos pode gerar um grande impacto ambiental. Os produtos de limpeza, assim como os de higiene pessoal, contribuem significativamente para a emissão de composto orgânico volátil (COV), passando até mesmo da gasolina e do diesel juntos. Além disso, após o uso, estes resíduos são descartados em esgotos e acabam poluindo os rios, mares e lagos pelos seus componentes.  

Como os produtos de limpeza poluem?

  • Podem conter substâncias tensoativas, que diminuem a tensão entre líquidos, facilitam a mistura entre componentes, e interferem na quantidade de oxigênio da água;
  • Podem conter agentes sequestrantes, que é o responsável pela eliminação de bactérias, porém libera fosfato, o que causa eutrofização da água pelo aumento da proliferação de algas vermelhas;
  • Podem conter corantes e fragrâncias artificiais que alteram a química da água;
  • Podem conter cloro, mercúrio, além de outros metais pesados, que além de poluir podem prejudicar na fauna;

Problemas causados pelo lixo:

  • Libera substâncias prejudiciais à saúde e ao meio ambiente, o que pode ocorrer de maneira mais intensa quando a coleta é feita de maneira inadequada;
  • Causa enchentes devido ao acúmulo de lixo, entupindo os bueiros, além de gerar deslizamentos e assoreamentos de mananciais;
  • Pode aumentar a quantidade de animais e mosquitos que transmitem doenças, como dengue e leptospirose;

Como resolver?

Não se pode abrir mão da higiene, já que ela oferece diversos benefícios como a prevenção de proliferação de bactérias e combate as doenças. Por isso, alguns mecanismos precisam ser elaborados para que a limpeza e a sustentabilidade andem juntas.

Por sua vez, no Brasil, existe uma lei posta em prática pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que proíbe a utilização de tensoativos não biodegradáveis em detergentes. Todavia, mesmo com esta lei vigente e com produtos naturais, a poluição não desaparece totalmente.

Investir na terceirização da limpeza pode ser uma das soluções, já que por serem profissionais, as empresas de serviços terceirizados oferecem treinamento para os seus funcionários, que aprendem e relembram assuntos como o manuseio de produtos, separação de lixo e quantidade ideal de água para que não haja desperdício. Saber lidar com o lixo pode virar até mesmo uma resposta, já que por meio da reciclagem é possível economizar energia e água, além de gerar empregos.

Porém, mesmo com serviços terceirizados de limpeza, é importante que cada um faça a sua parte para preservar o meio ambiente. Coisas básicas como lembrar de apagar a luz ao sair de algum cômodo, tomar banho um pouco mais rápido e fechar a torneira quando não estiver usando, seja ao escovar os dentes ou ao lavar louça, já gera um grande impacto no meio ambiente.

www.higicorp.com.br

 

 

Voltar